segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Novo Nascimento
Obs.: Textos bíblicos edição RA

Por David Leandro


 “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” (Jo 3:6)
        O novo nascimento é o momento em que uma pessoa morre de fato para o mundo, no que diz respeito ao estado de pecado – morte – em que estava, e é vivificada para a gloria de Deus. “A isto respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3:3). Esse novo nascimento não depende do próprio individuo, tendo em vista seu estado de morte - pecado – porque “estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvo,” (Ef 2:5), “E a voz outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nosso delitos;” (Cl 2:13) além do que “todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Rm 3:12); aqueles que são salvos, portanto, são vivificados por Deus, de sua morte espiritual, morte essa que os deixam cegos para enxergar a luz de Cristo e assim não terem comunhão com Deus (Rm 5:1). O homem pode clamar por sua salvação, mas a concessão dessa é obtida por meio da graça divina (At 3:21; Ef 2:8).
            Aquele que é nascido novamente passa a ter uma postura que é evidente a alguém que teve sua vida transformada por Deus “agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante Ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que permaneceis firmes na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.” grifo do autor (Cl 1:22,23); Deus passa a agir através do Espírito Santo na vida do salvo (Jo 14:26) mostrando-lhe um novo modelo de vida, que é contrário ao que já vivera dantes; gostos, aptidões, inclinações certamente são mudadas nessa obra de novo nascimento, onde o cristão passa a não mais viver para si, mas para o Deus que o regenerou. O recém nascido começa uma nova caminhada de renuncias para que assim possa frutificar de acordo com o propósito de Deus “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mt 16:24) “Eu sou a videira, vos, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15:5) – aqui falo dos nascidos de fato de Deus (1Jo 5:4) e não dos que são introduzidos nas igrejas. Esses frutos vão desde a renúncia de coisas que não servem para glória de Deus como, tipo de músicas, de roupas, de conversações, de ambientes, (Ef 4:17-32) – falo sobre uma vida de decência podada pela palavra de Deus e não por paradigmas religiosos inspirados por alguma coisa que não foi o Espírito de Deus - quando tudo isso passa a ser confrontado pela pala de Deus na vida do salvo, até chegar a renuncia de coisas que são intrínsecas ao ser humano no seu estado de maleficência - a inclinação que o homem tem para o que é perverso - , para assim mostrar características intrínsecas a nova vida do salvo; que são o fruto do Espírito que nele passa a habitar: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. (Gl 5:22,23), como essa é uma obra operada pelo Espírito Santo, se faz necessário que o salvo esteja submetido ao Espírito “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. (Ef 4:30) para que possa está sendo desenvolvido, como um recém nascido o é por seus pais. Caso contrário vem a correção de um Pai "Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo que recebe como filho".(Hb12:6)

           O salvo vive no mundo para glorificar a Deus - não falo em glorificar com gritos que possam somente fazer vibrar as cordas vocais e não o coração – “Portanto quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10:31)  porque “Vós sois o sal da terra; ora se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte...Assim brilhem também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossa boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está no céus.” (Mt 5:13,14,16).


“Porque este é o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e está é a vitória que vence o mundo a nossa fé” (1Jo 5:3,4)


                                                       Em Cristo; David Leandro




Um comentário:

  1. Amém... q nós possamos conhecer e aprender cada vez mais de Deus que é fonte inesgotável e abundante de vida. Pq "todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez." [Jo. 1.3]

    Deyse Soares

    ResponderExcluir